Biografias do Apartheid

12 Jul , 2013   Video , , ,

“…disseram-nos: agora vão ser todos enforcados…mas o mais assustador era o polícia que nos interrogava. Ele colocava a pistola em cima da mesa e dizia ‘tem uma bala jogamos à roleta russa. Tu queres isto ou preferes a corda?’ e este tipo de coisas acaba por nos afectar. mais tarde ou mais cedo”. Bob Hepple, foi um dos líderes do ANC preso na tarde de 11 de Julho de 1963. Mandela já se encontrava detido há um ano, e esta operação era um golpe duro e decapitador do partido. Neste dia, com Heppler, foram detidos Walter Sisulu, Raymond Mhlaba, Govan Mbeki (pai do ex-presidente Thabo Mbeki), Dennis Goldberg, Ahmed Kathrada e Lionel Bernstein. Hoje, passados 50 anos, Bob Heppler recorda esse dia e esses anos de luta. Acaba de publicar a sua biografia ” Young Man with a Red Tie” .

Sempre que leio, escuto ou tenho a sorte de conhecer este género de pessoas interrogo-me: ” e eu? Faria o mesmo? Teria a mesma coragem? ” Felizmente não sei e espero não vir a saber a resposta. Muitas vezes, no meu trabalho, cruzo-me com pessoas que ainda hoje vivem em países sem liberdade. Esta semana conversava com uma pessoa da Eritreia que não pode voltar ao seu país. Durante três anos não teve passaporte, tinha o estatuto de refugiada política, mas na verdade, como me disse ” não existia”. Passados três anos decidiu pedir a nacionalidade Etíope. “Eu não queria, mas era a única maneira de passar a existir outra vez”.
Eu nasci num país não democrático, mas comigo ainda a gatinhar o país libertou-se e eu pude crescer numa democracia. Pode ter muitos problemas, pode ter imbecis e incompetentes em funções de Estado, posso não gostar das políticas adotadas, posso nao gostar de quem ganha eleições. Mas posso. E sobretudo posso dizê-lo.

Há mais para ler aqui.