Guiné Equatorial e a CPLP

25 Fev , 2014   ,

Partilho um artigo que escrevi (em 2012) com a minha aluna Inês Gonçalves. O artigo compara a CPLP, a commonwealth e a Francofonia.
‘Todas as organizações foram estabelecidas em períodos diferentes: a Commonwealth foi oficialmente constituída dois anos após a independência da sua joia da coroa, a Índia, em 1949, a Francofonia em 1970 e a CPLP em 1996…
Se as três organizações surgiram com grupos de países que tinham em comum um passado histórico, actualmente este critério parece ter deixado de ser o critério de eleição. Na Commonwealth, foi a adesão de Moçambique que veio alterar esta condição. Na Francofonia, as adesões têm nos últimos anos seguido apenas o critério do compromisso do Estado candidato em adoptar a língua francesa ou pelo menos a existência da vontade da promoção do Francês. Daí não ser estranho que a Francofonia integre países como a Bulgária, a Albânia ou Cabo Verde. No caso da CPLP, ainda é cedo para se perceber qual a tendência da organização. Até agora, manteve-se apenas com os 8 estados lusófonos, mas, na altura da redacção deste artigo, já deverá ter chegado a Lisboa a missão da CPLP que irá propor a deliberação da adesão ou não da Guiné-Equatorial.’

Ler mais aqui.