Logo Paga!

8 Jun , 2015   ,

São Tomé e Príncipe.
Episódio 1 ‘Logo paga!’. Ontem aterrei em São Tomé, às 4h da manhã, e lá fui para a sala onde se pede e paga o visto… O funcionário cortês perguntou se a viagem tinha corrido bem e depois, obviamente pediu o dinheiro ‘são 80 dólares’. Abri a carteira e contei e recontei os euros e nem metade do valor tinha. Em pânico, desabafei que não tinha dinheiro. O homem olhou-me e depois disse com pena e espanto, ‘então não sabia o preço?’. Corada e a gaguejar lá expliquei que pensei que eram 25 euros. E mentalmente já me preparava para o pior – ou seria devolvida ou iria ali ficar sentada e abandonada num banco até os escritórios abrirem. Mas não. O senhor perguntou o que vinha fazer e eu expliquei e para meu espanto disse ‘logo paga, vá lá descansar e fazer o que tem a fazer e depois passa cá’… Eu nem consegui dizer o educado ‘desculpe’ disse mesmo o ‘ah?’!
Pois tive fiado… Uma palavra que está cada vez mais em desuso, antigamente as mercearias tinham o livro do fiado onde ficava registado o que o cliente (e família) ia comprar e depois lá para o final do mês ou quando o dinheiro aparecesse lá se ia pagar…
Nos anos 90, o politólogo americano escreveu um livro sobre Capital Social ‘bowling alone’. Putnam chamava atenção para a perda de capital social (confiança) entre os americanos era nociva para a sociedade. Pois podemos dizer que tive ‘fiado’ mas também podemos dizer que nestes países pequenos ainda existe um elevado ‘capital social’ que muitas vezes é mal-entendido e não usado como uma vantagem para o seu desenvolvimento.
Já tinha escrito que em Cabo Verde os taxistas dão fiado logo na primeira viagem… Como se fosse natural existir o ‘paga depois’… Na maioria do mundo isto já não existe… Ou se existe é através dos cartões de crédito que estão longe de ser qualquer forma de capital social. E escrevo isto a comer um almoço fiado porque ainda não tenho a moeda local (Dobra)… Também é verdade que fugir duma ilha é mais difícil.

11390286_1126330760717268_8358274484652041343_n