O filme Virunga

5 Nov , 2014   Video

O filme Virunga acaba de ser lançado e suspeito que será um dos meus filmes do ano. O parque fica no Congo e tem sofrido guerra, tem servido de base para as guerrilhas transnacionais e tem sido vítima de exploração nociva por empresas.
Há uns meses, falei com um dos activistas desta região e não me esqueço do seu desespero e tristeza ao falar da tragédia dos animais do parque, claro dizia ele, numa região onde a tragédia atinge-nos a todos, temos menos energia e força para cuidarmos dos animais.
O filme fala do combate dos guardas do parque pela vida deste património africano e mundial. Uma forma de activismo é vermos o filme e sabermos mais sobre esta história. Conhecermos a sua luta é uma forma modesta mas importante de apoiarmos a sua causa, que na verdade deve ser também a nossa causa. Esta sexta-feira o filme estará disponível no Netflix.
About the rangers protecting the last mountain gorillas in Virunga national park, during the fall of Goma to the M23 and oil companies trying to undermine the legal protection of the park. It is on Netflix from Friday.